terça-feira, 4 de outubro de 2011

País é o primeiro, após os EUA, a lançar a Yahoo! Rede de Contribuidores


O Yahoo!,  anuncia nesta semana o lançamento da plataforma Yahoo! Rede de Contribuidores no Brasil.
O anúncio foi realizado por Luke Beatty, vice presidente de comunidades do Yahoo!, que visita o País nesta semana. “O Brasil vive um momento econômico privilegiado e também possui ambiente digital adequado para nossa ferramenta de crowdsourcing, com um universo maduro de pessoas que já escrevem em plataformas digitais e vêem o Yahoo! como uma empresa de mídia digital”, explica Beatty.
O executivo é um dos pioneiros em conteúdo de crowdsourcing no mundo e criador de uma das primeiras empresas a desenvolver esse conceito, a Associated Content, que foi adquidida pelo Yahoo! em maio de 2010. As operações da Yahoo! Rede de Contribuidores iniciam-se no Brasil até o final deste ano e as matérias escritas pelos colaboradores cadastrados compartilharão do mesmo espaço das outras notícias do portal, podendo até ganhar destaque na homepage, dependendo da relevância do conteúdo.
A intenção do Yahoo! é ampliar o número de vozes ao redor das notícias e diversificar o número de perspectivas sobre os assuntos, com conteúdo de qualidade. “A diferença é que os leitores saberão quem é o autor da informação, terão acesso ao seu perfil dentro do Yahoo! e seu grau de especialidade sobre o tema”, explica Beatty. As matérias serão assinadas e os autores também podem receber remuneração pelo conteúdo publicado no portal, além de se posicionarem como referência para os milhões de usuários que acessam as páginas do Yahoo! todos os meses.
Nesta primeira etapa, o foco será na demanda por conteúdos para os canais Yahoo! Notícias, Yahoo! Esportes e Yahoo! OMG. Com o desenvolvimento do sistema, outras áreas do portal também serão atendidas pela plataforma.
As matérias passarão por uma avaliação de editores do Yahoo! antes de serem publicadas. “Um médico especialista em cardiologia que possui interesse em escrever artigos pode falar sobre esse tema com mais propriedade do que qualquer outro profissional, assim como um chef de restaurante pode ter o desejo de compartilhar os segredos de suas receitas. Esse é o conceito do produto que estamos lançando no Brasil”, completa Beatty. O Yahoo! divulgará até o final do ano como os interessados poderão se inscrever no sistema.
O projeto também engloba pessoas que acabam tendo informações privilegiadas diante de um acontecimento ou evento por estarem próximas ao local ou ao assunto, como a queda da eletricidade de uma região ou de alguma grande fatalidade. Essas pessoas também podem se tornar contribuidores por serem, muitas vezes, as primeiras ou as melhores fontes de um acontecimento inesperado. A geração de conteúdos locais será, portanto, um dos pontos focais da rede.
Dados da consultoria ComScore mostram que o Yahoo! Brasil cresceu 35% em audiência, nos últimos 12 meses (dados de julho, ano sobre ano), enquanto o mercado apresentou apenas 17% de crescimento no mesmo período. “Nossa audiência no Brasil cresceu o dobro da internet no último ano. Isto é fruto da implantação de novas plataformas, lançamento de novos verticais de conteúdo e de nosso investimento na aquisição de conteúdo. Ser o primeiro país do mundo a anunciar a expansão da Yahoo! Rede de Contribuidores prova nossa aposta em oferecer cada vez mais serviços relevantes e conteúdo diversificado, oferecendo espaços as mais diversas vozes que compõem nossa sociedade”, explica André Izay, presidente do Yahoo! Brasil.

Um comentário: