quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Seu Barriga não morreu... brincadeira de mau gosto

O que aconteceu?

De acordo com a Folha.com "Durante a palestra sobre como criar um hoax, termo que designa notícias falsas na internet, o blogueiro Maurício Cid, do Não Salvo, colocou a hashtag #RIPSeuBarriga como o segundo assunto mais falado em todo o mundo no Twitter. A notícia, falsa, diz respeito à suposta morte do ator Édgar Vivar, que interpreta o personagem no seriado "Chaves"."

Depois a Youpix revelou em seu site como foi elaborado essa grande confusão no microblog. 

Postou em seu blog, com 331 mil seguidores as frases abaixo:

Criou uma página fake anunciando no jornal a morte de Édgar Vivar e pediu para um de seus seguidores modificar a página do Wikipédia. Informando a falsa a data de falecimento, confundindo assim, quem buscava a verdade.

Solicitou aos participantes da palestra que colaborassem com a divulgação dessa falsa notícia para demonstrar como era fácil construir o caos.

Obteve ajuda de grandes portais de informações como Olhar Digital.

Que aliás, depois desse fato, só perderam credibilidade, não agregaram em nada.

Como eu vejo?

Da maneira como está sendo relatado esse acontecimento, através do twitter, parece que foi um grande feito. Os participantes engajados que colocaram o termo "Campus Party" e #cpbr5 no TT's em algumas horas, foram os mesmo que auxiliaram na propagação dessa falsa notícia, sem contar claro, os mais 331 mil seguidores que inocentemente acreditam no que estavam lendo. 

Mesmo com algumas dúvidas, e com a sensação de perda que já existia no twitter devido a morte de Wando, alguns internautas foram em busca de mais dados. E encontraram no Wikipédia e no Olhar Digital informações que indicavam a morte de Édgar Vivar (SeuBarriga).

Não foi uma notícia jogada ao vento na internet, com toda essa estrutura e manipulação, é claro que geriria o caos. 

Reclama-se de como a televisão e as grandes redes manipulam a informação, e vêm vocês querendo ensinar e demonstrar como se faz isso no Twitter, uma rede que consolidou-se porque é feita pelos usuários. Usaram-nos como ratinhos de laboratório, mexendo com nossos sentimentos e observando nossos passos. Posicionaram-se como os grandes meios de comunicação e agora vem afirmar que "Tem muita gente burra no mundo, não sei por que elas caem", como se tudo não tivesse sido planejado, e talvez pago, para que isso ocorresse.

O Olhar Digital, a Folha.com e o YouPix não desembolsaram nenhum centavo?

Se eu estiver falando algum absurdo, por favor, deixe o seu comentário.

Um comentário:

  1. Espero que os políticos, agora em ano de eleição, não tenham aprendido como se faz.

    ResponderExcluir