quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como filmar um vídeo caseiro

Dicas de Filmagem com câmeras digitais.

Para realizar uma excelente filmagem, é necessário atentar-se aos detalhes. Em grandes produções, essas questões são resolvidas por aparelhagem de última geração ou poderosos softwares de edição.

Caso esteja realizando uma gravação caseira e não disponha de grandes verbas, você vai adorar essas dicas.

Cenário



Escolha um local tranquilo e que faça sentindo com o vídeo. Um ambiente em que possa utilizar durante muitas horas, pois dependendo do filme, você terá que fazer diversas tomadas.


Iluminação




Iluminação é essencial, pois a câmera não capta as imagens tão bem quanto os nossos olhos. Aparelhos de iluminação auxiliam na gravação em ambientes fechados e escuros. Faça um teste antes de começar a gravar, e se possível, opte pela luz natural. Escolha um espaço com muita claridade, próximo as janelas. Cuidado com reflexos em óculos, espelhos, vasos, entre outros.


Enquadramento


Procure centralizar as imagens, não cortar a cabeça, nem os personagens durante as falas. Se for gravar a si mesmo, coloque um espelho atrás da câmera e observe como esta sendo filmado.


Áudio 



A câmera digital capta todo o barulho do ambiente, por isso, procure um local calmo e silencioso para as suas filmagens. Dublar as próprias falas, além de trabalhoso agrega um aspecto artificial.


Estabilização de Imagem



Para evitar que a câmera fique em movimento durante as filmagens utilize um tripé ou um ponto fixo de apoio. Como estante, cadeiras ou uma pilha de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário